Vinícola Casa Perini

Página:
de 6

A Vinícola Casa Perini dá início a sua história a partir de 1929, quando o filho de imigrantes italianos João Perini começou a elaborar seus primeiros vinhos de forma artesanal no porão de sua casa, quando os fornecia para cerimônias festivas da comunidade local, no Vale Trentino, em Farroupilha. 

Quatro décadas após o patriarca iniciar sua modesta produção, seu filho viria a promover mudanças maiores. Em outubro de 1970 resolveu ampliar os negócios da família, fundando a Casa Perini. 

Motivado e apaixonado por transformar a uva em vinho, busca a cada ano aperfeiçoar a vinícola com equipamentos, tecnologia e equipe qualificada, pois sem uma equipe profissional a arte de elaborar vinhos perde criatividade e talento.

A Vinícola Casa Perini está localizada na Serra Gaúcha, mais especificamente no Vale Trentino, região montanhosa propícia para o cultivo de videiras, que tem por características: solo Basáltico Argiloso, clima Subtropical, altitude entre 600 a 800 metros acima do nível do mar e relevo montanhoso.

Por apresentar invernos rigorosos, verões quentes com noites amenas, solo e altitude adequados, a região produz uvas de qualidade superior, excelentes para a elaboração de sucos, vinhos e espumantes.

A Casa Perini conta com 12 hectares de vinhedos localizados em Garibaldi e 80 hectares em Farroupilha, agregando uma área total de 92 hectares, sendo que parte desta área possui o diferencial de ser produzida com uvas de videiras europeias certificadas.

Neste sistema, as parreiras são sustentadas por estruturas em forma de "Y" que garantem a elaboração própria dos Espumantes Premium, Licoroso e Suco Perini, Vinhos e Espumantes Casa Perini, Vinhos e Suco Jota Pe, Vinhos Santos Anjos e Licor de Grappa Pretinha.

Visando a evolução na elaboração de seus produtos, a Vinícola Casa Perini vem investindo de maneira crescente em estrutura e tecnologia para conciliar recursos técnicos com o fator humano em prol do vinho.

A Vinícola Casa Perini também foi pioneira em desenvolver um sistema de rastreabilidade completa, que começa no vinhedo e segue até o produto engarrafado, garantindo a origem do conteúdo de cada garrafa que chega às taças dos apreciadores.

Durante todo o processo, entre os quais estão a colheita, a fermentação e o envelhecimento em barricas, há o constante zelo pela uva para que o vinho se mantenha em sua expressão máxima, com as características da terra aonde a família Perini chegara há mais de 100 anos e as quais hoje podem ser compartilhadas em sensações desfrutadas em cada garrafa.

Além disto, a Casa Perini utiliza em seus vinhedos o processo TPC (Thermal Pest Control) que garante maior sanidade as uvas e redução do uso de agentes químicos. Este sistema consiste em utilizar ar seco quente nos vinhedos em épocas específicas. 

Este ar ajuda a videira a se fortalecer e gerar uvas mais saudáveis. É um processo sustentável e totalmente livre de agentes químicos.

A Vinícola Casa Perini utiliza o sistema de espaldeiras em forma de "Y", no qual a livre circulação de ar e a maior incidência de raios solares sobre as videiras proporcionam uvas com grande concentração de açúcares e matérias corantes. Indispensáveis para a elaboração de vinhos de qualidade superior. 

Além disso, a Casa Perini utiliza o processo de TPC (Thermal Pest Control), que garante maior sanidade as uvas.

A Casa Perini é a única vinícola brasileira a utilizar tanques de fermentação e maceração Vinimatic para seus vinhos tintos. São tanques de temperatura e rotação controladas que garantem aos vinhos tintos taninos mais elegantes e redondos.

O reconhecimento vem a cada prêmio alcançado e a cada consumidor satisfeito, o que se comprova com a conquista de mais de 200 medalhas nacionais e internacionais e, principalmente, com a recente premiação do Casa Perini Moscatel, eleito o 5° melhor vinho do mundo de 2017 pela WAWWJ (World Association of Writers & Journalists of Wines & Spirits).