Vineria 9

Bodega Sossego

Página:
de 1

Com um dos vinhedos mais continentais do Brasil, a 20 quilômetros da fronteira com o Uruguai e a 28 quilômetros da Argentina, a Bodega Sossego busca extrair o máximo do terroir da Campanha Gaúcha. A empresa é fruto da paixão por vinhos do produtor rural Bolivar Moura, que em 2004 implantou na Estância do Sossego as primeiras mudas.

As vinificações experimentais começaram em 2011, sob a supervisão de René Ormazabal Moura, filho do fundador. Com MBA em Wine Business Management na Royal Agricultural University da Inglaterra, ele agregou profissionalismo à paixão familiar e ajudou a criar os vinhos da bodega, que levam a marca CAMPAÑA. Os primeiros lançamentos comerciais da Sossego, integrante da Associação Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, foram varietais produzidos em parceria com a vinícola Don Giovanni, na Serra Gaúcha.

Unindo dedicação familiar a produção cuidadosa, a Sossego vive o desafio diário de produzir vinhos finos de qualidade internacional, mas com a marca da região!

Na Estância do Sossego, os vinhedos convivem com o gado Braford e as pastagens. O solo argiloso-rochoso recebe muito bem as videiras. O clima - marcado por invernos frios e verões quentes, secos e de elevada amplitude térmica - completa as condições ideais. As 13 horas diárias de insolação nos meses de dezembro a fevereiro colaboram para a rápida maturação das uvas – a Bodega Sossego é uma das que colhe mais cedo as viníferas no país. – e também ajudam a garantir uma elevada concentração de açúcar, fundamental para a produção de vinhos finos de alta qualidade.

Atualmente, a propriedade conta com cinco hectares de vinhedos, plantados com mudas francesas de Cabernet Sauvignon (3 hectares) e Chardonnay (2 hectares). A produção fica entre 15 a 20kgs de uvas anualmente, que são destinadas para os vinhos próprios ou comercializadas para outras vinícolas que procuram uvas de qualidade.