Vineria 9

Bodega Czarnobay

Página:
de 1

Um dos mais renomados enólogos brasileiros, Antonio Czarnobay faz do vinho sua paixão e profissão a mais de 40 anos.

Após mais de três décadas de trabalho na indústria vitivinícola brasileira, parte em busca do sonho de cultivar vinhedos e elaborar vinhos únicos, em produção limitada. Em 2003, inicia o cultivo de 6 hectares de uvas Chardonnay, Merlot, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Ancellotta e Viognier, em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudoeste do Rio Grande do Sul.

O ano de 2012 marca o início da comercialização dos vinhos da Bodega Czarnobay. São lançados o espumante Pedregais Brut e o vinho Alto das Figueiras Merlot. A tiragem de 10 mil garrafas esgota rapidamente, sendo premiada nacional e internacionalmente, despertando o interesse dos enófilos brasileiros.

Em 2015, soma-se ao portfólio o Alto da Figueiras Touriga Nacional, cujo lote de 2 mil garrafas obtém grande destaque entre a mídia especializada.

O terroir da vinícola Czarnobay está localizado a 160 quilômetros de Porto Alegre. O município de Encruzilhada do Sul é hoje um dos principais polos da viticultura brasileira, com altitude que varia de 400 a 500m.

Seu terroir apresenta solos arenosos, originários de rochas graníticas e com baixa retenção de umidade, aliado a uma temperatura anual média de 17 graus celsius com dias quentes e secos e noites frias. De Setembro a Março tem-se mais de 1500 horas de insolação, superior ao mínimo de 1250 horas necessárias para o cultivo de videiras.

Proporciona uvas com alta concentração de açúcares, aromas, taninos e antocianinas (matéria corante), com acidez média.

Os vinhos tintos destacam-se pelo excelente potencial de envelhecimento, enquanto os brancos e espumantes apresentam grande frescor e equilíbrio gustativo.